Home / Imagem empresarial / A importância da Imagem nas Entrevistas: Como aumentar as suas Probabilidades para ficar com o Emprego

A importância da Imagem nas Entrevistas: Como aumentar as suas Probabilidades para ficar com o Emprego

Parece lógico preparar-se para uma entrevista ao nível dos conteúdos, mas já pensou que  uma imagem menos correta pode prejudicar as suas probabilidades de ficar com o emprego, mesmo se tem um ótimo curriculum?

Uma boa primeira impressão influencia de forma determinante o sucesso num primeiro contato, seja ele numa entrevista ou num encontro pessoal. A nossa apresentação, incluindo a linguagem corporal, definem em 55% a opinião que a outra pessoa forma sobre si num primeiro contato (Prof. A. Mehrabian, UCLA), e acontece apenas em poucos segundos.

Um estudo efetuado na Holanda em 2014, que teve como objetivo identificar os factores críticos de sucesso nas entrevistas, concluiu que a apresentação geral é um fator determinante de sucesso (83%) e o vestuário adequado, embora menos, tem também um peso importante (58%) . Este estudo foi realizado com 150 profissionais da área de Recursos Humanos.

Além do vestuário, a linguagem corporal foi considerada crucial para ter sucesso nas entrevistas. 97% dos participantes consideraram este factor importante, que engloba também a postura e as expressões faciais.

 

Dicas para uma imagem impecável nas entrevistas

  • Quando faz a sua investigação sobre a empresa, tente saber qual é o dress code usado. Use o vestuário adequado para a função que irá desempenhar. Se não consegue descobrir, veja o dress code usado nessa indústria. Uma empresa de publicidade por norma tem um dress code mais casual, mas se vai a uma entrevista num gabinete de advogados ou num banco, o fato é indispensável. Se tem dúvidas, use vestuário formal.
  • Um fato preto e uma camisa branca não é por norma a solução mais correta. Além de mostrar pouca imaginação, pode transmitir uma imagem muito autoritária pelo contraste que as cores criam e podem não ser as cores que o/a favorecem mais. Alternativas são fatos em cinzento ou azul escuro. Cuidado com cores muito arrojadas. Podem, com cuidado, ser usadas num acessório, mas não devem criar distração por parte do entrevistador.
  • Se o vestuário indicado é semi-formal, os homens podem optar por um blazer, calças e camisa sem gravata. As mulheres podem usar um top ou camisola em vez de uma camisa, ou uma saia/vestido com blazer.

    dress code business casual

    Dress code Business Casual

  • Use acessórios de qualidade e não muito chamativos, pois eles também comunicam! Regra geral é ‘less is more’.
  • Onde não se aplica a regra ‘less is more’ é na profundidade do decote ou comprimento da saia! Decotes demasiado profundos e mini-saias devem ser evitados se quer passar uma imagem credível. A saia deve estar até ao joelho ou logo acima.
  • De forma geral deve ter muito cuidado com os sapatos, que devem estar engraxados e em boa forma. No caso do homem, se usar fato deve também usar sapatos formais, por exemplo do estilo ‘Oxford’. Se usar um vestuário menos formal, outros sapatos, de preferência de pele também são aceites. Não arrisque com ténis numa entrevista, a não ser que tem a certeza que o vestuário usado é casual. Para as mulheres, os sapatos abertos devem ser usados com muito cuidado e nunca com um fato formal. Com roupa menos formal, pode optar por um ‘peeptoe’ mas evite as sandálias. Outra vez aqui, em caso da dúvida, use um sapato fechado.
  • É preferível usar alguma maquilhagem, que pode contribuir para um look mais profissional e competente. Basta uma maquilhagem natural sem exageros. Evite o batom vermelho.
  • Outros aspetos como o cabelo e unhas devem ter a sua atenção. Um cabelo arranjado e com o corte em dia mostra profissionalismo e as unhas devem estar limpas. Se quer usar verniz, opte pelo seguro e use uma cor natural ou vermelho, sem desenhos artísticos a não ser que vai à entrevista num salão de unhas!

 

dress code smart casual

Dress code Smart Casual

 

PartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn