Home / Marca Pessoal / A sua história pessoal, ferramenta para a sua marca pessoal

A sua história pessoal, ferramenta para a sua marca pessoal

A sua história pessoal pode contribuir muito para ter sucesso nos seus resultados. Quando analisamos os sites e os catálogos das empresas, vemos que a comunicação de uma forma geral é sempre a mesma; técnica e bastante impessoal e focada no produto ou serviço. Vemos que há pouca atenção para a parte pessoal ou seja, quem são de forma autêntica e quais são os factores que as fazem únicas?

Há algumas empresas que conseguiram dar uma cara mais pessoal ao seu produto ou serviço. Pense por exemplo na Apple, Microsoft ou Virgin. Poucos são os exemplos das empresas que conseguiram dar um toque muito mais humano através dos seus líderes ou ex-líderes. Quando pensamos na Apple, sabemos a história comovente do Steve Jobs, quando se pensa na Microsoft, lembramos como o Bill Gates começou numa garagem a montar o seu negócio de software e como atualmente desenvolve projetos na África. E quando pensamos na Virgin, vemos a cara não-conformista de Richard Branson que também começou do zero e nunca pára de pensar em como pyour storyode inovar os seus serviços. Nem o céu é o seu limite!

Razões porque a sua história pessoal o/a ajuda a marcar a sua presença no mundo empresarial

A sua história reflete os seus valores

Sabe a missão e os valores da sua empresa? Já sabe algo que poucos colaboradores sabem! Já pensou como a missão e os valores se relacionam com a sua própria missão e valores?  É importante refletir sobre isto e pensar em atividades que fazem a ligação entre si e a sua empresa e que explicam porque aquilo foi importante para si. Conseguir fazer esta ligação e mostrar exemplos seus, dá uma história muito mais pessoal da empresa e aumenta a empatia, que por sua vez contribui para a confiança e sucesso.

A sua história dá uma imagem muito mais humana

As pessoas fazem negócios com pessoas. O factor emocional estará sempre presente e é a base da compra. Sempre foi assim e sempre será assim, mesmo na era digital em que vivemos. Se consegue dar a sua história pessoal, consegue diferenciar-se dos outros e mostrar o que tem em comum com o cliente potencial.

A sua história inspira

A sua história pessoal pode ser muito poderosa quando ajuda as outras pessoas a serem pessoas melhores. Isto é especialmente relevante quando trabalha numa área em que ajuda os outros a ultrapassar problemas com o seu trabalho ou vida. Quando mostra que conseguiu ultrapassar um obstáculo grande na sua vida, inspira os outros em tentar fazer o mesmo. Isto é especialmente relevante para quem é coach ou orador.

 

Nota final

Procure formas para poder partilhar a sua história pessoal no seu negócio. Veja se pode partilhar histórias pessoais no seu site ou blog. Ou pense numa forma em como pode usá-las nas suas apresentações, seja de formação ou de vendas.

 

 

People will forget what you said People will forget what you did but people will never forget how you made them feel

 

 

 

PartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn