Home / Imagem empresarial / Como aumentar a sua Visibilidade para ter mais Sucesso

Como aumentar a sua Visibilidade para ter mais Sucesso

Especialmente quando está no início da sua carreira ou se está na altura de fazer o próximo passo profissional, é crucial avaliar a sua imagem pessoal e perceber como os outros o vêem. Dado o facto que temos apenas uma oportunidade para deixar uma boa primeira impressão, transmitir logo a mensagem certa é o início do sucesso pessoal.

Veja aqui 6 dicas para melhorar a sua apresentação pessoal para ser notado e avaliado de forma desejada:

  1. Em primeiro lugar tem que se conhecer bem a si mesmo. Como Aristóteles disse: ‘Conhecer-se bem a si mesmo é o começo de toda a sabedoria’. Isto inclui os seus pontos fortes, o seu propósito e valores, o seu valor único que o distingue das outras pessoas que trabalham no mesmo ramo. Mas também o seu corpo, os gestos típicos que tem e o estilo que tem a ver consigo.
  2. Grave-se a si mesmo quando está a fazer uma apresentação ou pergunte a opinião a alguém em quem confia. Como está a sua postura? É direita e confiante ou está a encolher-se? E o seu tom de voz, é cativante ou monótono? Uma parte destas características são pessoais e não devem ser alteradas, outras podem prejudicar a sua apresentação pessoal e diminuir o seu valor percebido.  Shoes of man and woman
  3. Se sabe que tipo de corpo tem (ombros mais largos ou magros, cintura ou não, pernas mais curtas ou mais compridas que o tronco, etc.), a escolha de vestuário certo é mais fácil. Será capaz de encontrar as peças que realmente favorecem o seu corpo. Roupas que assentam bem dão logo um aspeto de mais qualidade e aumentam a sua ‘presença executiva’.
  4. Faça um teste de estilo pessoal ou consulte revistas de moda para definir bem o seu estilo pessoal. Veja como pode transmitir a sua personalidade, o seu valor único através de roupas, visual (maquilhagem e cabelo) e acessórios. Todos estes aspetos reforçam a sua marca pessoal e ajudam-no a ser lembrado como deseja. Trabalha na área de marketing e quer mostrar que tem excelentes capacidades para contribuir com ideias novas? Mostre então detalhes surpreendentes no seu look. Ambiciona uma função de direção na área financeira? Tenha muito cuidado com a qualidade, aspeto e cores do seu fato, de forma a transmitir sempre confiança.
  5. Use cor para reforçar a sua originalidade. A maior parte das pessoas optam pelo fato preto e camisa branca quando têm uma reunião importante ou entrevista, enquanto estas cores não favorecem todas as pessoas e não mostram nada que o distingue dos outros. As cores também comunicam e podem reforçar a sua mensagem. Além disso o uso de mais ou menos contraste entre as cores faz com que pareça mais distante ou mais autoritário.
  6. Dica final: Aposte na qualidade e não na quantidade, pois faz toda a diferença na projeção de uma imagem profissional e credível. E não é só o vestuário que está em questão, também a qualidade e estado dos seus sapatos e acessórios têm influência na sua imagem pessoal!
PartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn