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Como Criar uma boa primeira Impressão no Linkedin

Quando conhecemos alguém pela primeira vez, conscientemente e inconscientemente avaliamos em poucos segundos a pessoa com base naquilo que vemos e sentimos em relação a ela. Independentemente se é justo ou não, o mais importante é ter a consciência que isto acontece em entrevistas e reuniões e pode ser determinante se vamos para a fase seguinte ou não.

Se até há poucos anos esta primeira impressão acontecia sobretudo presencialmente, hoje em dia o primeiro contato é feito cada vez mais online. No contexto profissiona, tenha por isso sobretudo cuidado com a primeira impressão que deixa no linkedin, a maior rede online para desenvolver a sua marca pessoal e profissional e onde se realiza uma grande parte do recrutamento da parte das empresas. Pensando na primeira impressão que quer deixar nos outros, aconselho considerar os seguintes pontos:

– A sua fotografia de perfil é de qualidade e representa bem quem é, o que ambiciona e é adequada para a sua área de negócio? Não precisamos de contratar um fotógrafo (embora que possa ser melhor em alguns casos), mas algumas coisas são importantes e até básicas:

  • Fotografias com má resolução – NÃO
  • Óculos de sol – NÃO. A confiança estabelece-se em primeiro lugar através do contato visual!
  • Fotografias de casamento ou tiradas na praia: NÃO (a não ser que vende bolas de berlim!)
  • Selfies – NÃO

– As palavras que descrevem a sua atividade (as que vêm logo abaixo da sua fotografia) são as mais adequadas? Despertam interesse em ler mais? Já sabe, hoje em dia temos cada vez menos paciência para ler longos textos, pelo aquilo que escreve tem que ser apelativo e sucinto. Não precisa de repetir tudo que está no resumo das suas funções, por exemplo não precisa de repetir o nome da empresa onde trabalha.

-Não há erros ortográficos?

Vejo regularmente erros de Inglês, que não deixam uma boa primeira impressão. Os mais frequentes que vejo são os seguintes:

Erro #1: Trainning em vez de Training

Erro #2: Costumer em vez de Customer

Erro #3: Psichology em vez de Psychology

– Em Português: Por experiência própria sei que são chatos, mas os acentos e cedilhas têm que ser usados no linkedin pois o nosso perfil não é um chat!

Claro que há muito mais pontos a ter em conta quando quer criar um perfil no linkedin que transmite profissionalismo e confiança, mas estes têm na minha opinião uma maior influência na primeira impressão.

O que é importante para si numa primeira impressão no linkedin?

 

Manon Rosenboom Alves

Managing Director Reinvent Yourself

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