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Como usar e potenciar a Cor do Ano de 2018: Ultra Violeta

O Pantone, instituto internacional e entidade de referência na área de cor, escolhe anualmente a cor do ano. Para 2018 o instituto escolheu como vencedora a cor PANTONE 18-3838 Ultra Violeta. Depois de ver o roxo nas várias coleções de moda ao longo dos últimos anos, o anúncio da nova cor eleita foi uma agradável surpresa.

Vale o que vale, podemos gostar da cor ou não, mas mais importante é entender porque esta cor foi escolhida como referência nas indústrias que trabalham com a cor, como na decoração, tintas e moda. Melhor do que ninguém, Leatrice Eiseman, diretora executiva do instituto, dá as seguintes razões:

‘Estamos a viver numa altura que exige criatividade e imaginação. É este tipo de inspiração criativa que é típico do Pantone Ultra Violeta, um roxo com uma base azul que leva a nossa consciência e potencial para um nível superior. Desde a exploração de novas tecnologias, a exploração da nossa galáxia até a expressão artística e reflexão espiritual, a intuitiva cor Ultra Violeta ilumina o caminho para aquilo que está ainda para vir.’

Independentemente de gostar ou não da cor, penso que é importante refletir sobre a mensagem da escolha desta cor em si. Num mundo em que as novas tecnologias estão a ser desenvolvidas e aplicadas numa velocidade muito rápida, em que não sabemos quais empregos vão continuar a existir e de que forma, devido à automatização e robotização, não podemos esquecer esta grande potência do ser humano: a sua criatividade. Sem estimular este dom que faz o ser humano único, rapidamente nós próprios nos tornamos robots! Todas as pessoas possuem a habilidade de serem criativas e foi isto que nos fez evoluir ao longos de milhões de anos. Estimular a criatividade não é só importante para quem trabalha nas artes ou design; qualquer pessoa que quer contribuir para um novo produto ou serviço ou melhorar aquilo que já existe, precisa de potenciar a sua capacidade criativa.

Não é novidade que as cores transmitem mensagens poderosas e influenciam como nos sentimos e como os outros nos veem. Usar a cor ultra violeta ou ter esta cor presente por exemplo nas paredes do espaço onde trabalha, pode aumentar a sua capacidade criativa. Vestir ou usar um acessório nesta cor transmite uma imagem mais informal e acentua o seu lado criativo. Além destas caraterísticas, a ultra violeta é uma cor associada à espiritualidade e transmite uma mensagem de calma e descontração; ideal para proporcionar à nossa mente um estado em que é mais fácil nos focarmos, refletirmos e fluirmos!

 

Ultra violet pantone 2018 2

 

 

Escrito por:

Manon Rosenboom Alves

Managing Director Reinvent Yourself – powered by Colour me Beautiful

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