Home / Acessórios / Como usar os acessórios como ferramenta de imagem no trabalho

Como usar os acessórios como ferramenta de imagem no trabalho

Se trabalha num ambiente mais formal, provavelmente tem que usar o mesmo estilo de roupa todos os dias. É necessário vestir de acordo com o dress code definido, seja ele escrito ou não para transmitir a imagem desejada. É possível que fique aborrecido de usar sempre os mesmos conjuntos, principalmente quando não há muita variedade. Especialmente se gosta de ter um look moderno e segue as tendências, pode sentir a necessidade de fazer mais alguma coisa para ter um visual de acordo com a sua personalidade e gosto pessoal.

A solução encontra-se nos acessórios! Os acessórios permitem num instante dar um toque pessoal ao vestuário e tornar um conjunto básico num conjunto mais sofisticado e moderno. É divertido e mais barato do que comprar um guarda-roupa novo e permite criar combinações únicas e pessoais, mesmo com roupas compradas nas grandes cadeias. Além disso um acessório de qualidade (não precisa de ser caro) torna um conjunto barato num conjunto com um aspeto mais caro. Pode ser injusto e até parecer ridículo, mas tudo o que tem um aspeto caro, é considerado mais credível, por ser associado ao sucesso.

Cuidado: aqui também se aplica a regra simples e d´ouro:’ less is more’. Não use todos os seus acessórios ao mesmo tempo, mesmo que sejam caros. Isto prejudica a sua imagem, pois passa a imagem de alguém pretensioso e torna todo o seu look pouco credível. Use apenas um bom acessório em destaque, e deixe este brilhar! Se usar mais, opte por acessórios mais simples e menos chamativos.

Relógios

O relógio não é só para dizer as horas. Muitos estilistas dizem que é o acessório mais importante. Se só pode investir em apenas um acessório, será o relógio que chama mais à atenção. Especialmente para os homens, que têm um leque de escolha mais reduzido, é importante pensar no tipo de relógio que usa. Através do relógio conseguimos saber mais sobre a pessoa: relógios clássicos mostram a importância da tradição, relógios mais desportivos mostram que a pessoa valoriza o seu tempo de lazer ou desporto. Relógios grandes e pesados mostram interesse na moda ou estilo urbano.

 

Acessórios homem

Acessórios para homem

 

Écharpes & lenços

Écharpes e lenços são uma maneira fácil e rápida para dar cor ao seu conjunto monocromático. Use cetim ou lã para dar um toque clássico e luxuoso, padrões modernos para dar um look mais contemporâneo e peças com pêlo para dar sofisticação. Este acessório, em combinação com um blazer, acrescenta autoridade ao seu look.

Cintos

Não há um acessório tão subestimado como o  cinto! Com o uso do cinto podemos tornar roupas sem formas em peças que evidenciam a beleza do corpo. É também uma forma de  acrescentar cor de modo surpreendente a um conjunto simples.

No caso do homem, se usar um fato, o cinto deve ter a mesma cor que os sapatos e deve ser de boa qualidade. Se não for, desvaloriza o look global, mesmo se o fato for caro.

Calçado

Tal como acontece com o cinto, a qualidade e estado dos sapatos determinam o sucesso do seu look.

No caso da mulher, os sapatos pretos ou cor de pele são os mais versáteis mas também pode ficar bastante aborrecido. Experimente sapatos numa cor completamente diferente com um look monocromático e veja o resultado surpreendente que isto pode dar. Verifique sempre as regras relativamente ao calçado na sua empresa (se por exemplo pode usar sapatos abertos em frente) tenha em atenção as suas caraterísticas físicas para escolher o modelo certo em termos de largura do salto, com ou sem presilha etc.

No caso do homem, se usa fato certifique-sede que a cor condiz com a cor do seu cinto.

 

Acessórios mulher

Acessórios para mulher

 

Malas & carteiras

A mala, tal como o relógio diz muito sobre a pessoa. Uma mala clássica numa cor neutra como o preto, bege ou azul é sempre mais versátil mas há muitas outras escolhas possíveis.

Experimente combinar um conjunto clássico com uma mala vermelha ou amarela e veja como pode obter um look mais sofisticado num instante. Prefira modelos mais estruturados pois dão um aspeto de mais autoridade. Modelos menos rígidos ou de tecido e mochilas não têm a mesma credibilidade e pode prejudicar o look global, tanto para a mulher como para o homem. Experimente com modelos modernos e de vintage para dar o seu toque pessoal ao visual.

Nota final

Há muitos outros acessórios que complementam o seu look e que pode usar para personalizar os seus conjuntos. Os óculos,  gravatas, chapéus, capas de telemóvel, colares, anéis etc. são todos ferramentas para mostrar mais um pouco de si e se usados de forma coerente, podem reforçar a sua marca pessoal.

 

 

PartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn