Home / Imagem empresarial / Etiqueta na Mesa

Etiqueta na Mesa

Nesta altura do ano, quando os jantares de empresa são organizados com uma maior frequência, é sempre bom (re)lembrar as regras de educação na mesa. Pode parecer pouco importante, mas quem mostra uma boa educação, não só será uma companhia agradável por mostrar respeito para com os outros, como terá uma vantagem sobre os colegas que não se preocupam com estas regras.

– Regra básica para qualquer encontro: chegue a horas! Chegar a horas é uma questão de educação e mostra respeito pelo tempo das outras pessoas. Se houver um atraso inevitável da sua parte, avise o anfitrião.

– Quando é apresentado a alguém se já estiver sentado, levante-se e faça o cumprimento. Além de ser a forma correta de cumprimentar, estará ao mesmo nível do que a outra pessoa e cria assim uma situação de igualdade.

– Há algumas diferenças entre a etiqueta social e a etiqueta empresarial. Uma delas é a questão do tratamento diferencial entre os homens e as mulheres. Os senhores têm que abrir a porta para as senhoras? E têm que puxar a cadeira para elas se sentarem? A resposta rápida é ‘não’ num ambiente empresarial. Nos tempos modernos as pessoas devem receber o mesmo tratamento, indiferente do seu sexo. Claro que pode abrir a porta ou puxar a cadeira, mas não pela razão de ser para uma mulher. Numa abordagem mais ampla, vemos que questões culturais têm ainda bastante influência, principalmente entre o norte e sul da Europa, onde as regras ‘tradicionais’ são mais valorizadas.

– O uso de telemóvel durante as refeições não é bem visto, pois dá a impressão que o telemóvel é mais importante que a companhia. Se não consegue evitar o uso do seu telemóvel, se por exemplo está à espera de uma chamada importante, informe os convidados.

– No caso de um almoço ou jantar mais formal, deve ter em atenção as escolhas feitas pelo anfitrião. Se escolhe entrada, faça o mesmo, e não opte por algo muito mais caro do que a pessoa que o/a convida.

– As refeições com mais pratos terão mais conjuntos de talheres na mesa, o que pode parecer confuso. Começa sempre com os talheres mais afastados do prato e vá usando os que estão mais perto do prato à medida que vai sendo servido.

– Cuidado com o uso de álcool. Apesar de estar num ambiente mais informal, não quer estar envergonhado/a no dia seguinte com coisas que se não lembra de ter dito.

– No fim da refeição, não afaste ou entregue o prato ao empregado de mesa. Além de ser mal-educado, é o trabalho dele e não deve intervir.

– Por fim, se é convidado para um almoço/jantar mais formal por parte de um cliente, fornecedor ou parceiro, a pessoa que convida será a pessoa que paga. Esta situação às vezes cria dúvidas quando a pessoa que convida é uma mulher. Neste caso, outra vez pela igualdade, será ela que paga. Se é difícil de aceitar por um homem que a mulher paga, não entre em discussão e aceite que o homem paga!

 

etiqueta de mesa

PartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn