Home / Beleza / Maquilhagem: Ferramenta para uma aparência mais competente ou superficial?

Maquilhagem: Ferramenta para uma aparência mais competente ou superficial?

Estudos mais antigos já mostravam que a simetria, também no rosto, é considerada um sinal de beleza e que as pessoas mais bonitas são consideradas mais inteligentes e melhores pessoas (N. Etcoff).

A maquilhagem pode influenciar de forma positiva como os outros nos vêem. Quando encontramos alguém pela primeira vez, concentramo-nos na parte central do rosto, principalmente no ‘triângulo social’ dos olhos e da boca. Em milissegundos tiramos conclusões sobre alguém, principalmente se é de confiança ou não. Por isso, se com a maquilhagem conseguimos diminuir certas imperfeições no rosto, podemos melhorar a linguagem não verbal do mesmo (Dr. Aubert, Université François-Rabelais).

Se perguntamos a uma mulher porque se maquilha, a maioria diria que lhe faz sentir mais bonita e mais autoconfiante. Pode ser uma espécie de um placebo para se sentir assim, porém estudos recentes mostram que de facto a maquilhagem tem muito mais influência do que se imaginava.

article-0-0E394DDA00000578-734_634x232Em estudos mais recentes foram mostradas várias imagens das mesmas mulheres sem maquilhagem, com pouca maquilhagem e com muita maquilhagem. A conclusão que se tirou foi que as mulheres com uma maquilhagem q.b. foram consideradas as mais competentes, fiáveis e simpáticas (N. Etcoff, Harvard University e Dr. Aubert, Université François-Rabelais).

Mas cuidado, uma maquilhagem demasiado glamorosa pode tornar uma mulher mais atraente, mas o estudo mostrou que a sua fiabilidade diminui! Tal como escolhemos vestuário diferente para o escritório do que para uma saída à noite, também devemos adaptar a maquilhagem à ocasião.

Contudo, a maquilhagem não serve para camuflar todas as nossas imperfeições e não é garantia para sucesso no trabalho e na vida social. Se temos rugas de rir muito, se somos uma pessoa positiva, isto transmite-se através do olhar e nenhuma maquilhagem consegue criar isto. Fatores como uma auto-imagem positiva e uma personalidade optimista certamente contribuem muito mais para um rosto atraente.

A maquilhagem tem que ser vista com mais uma ferramenta que as mulheres (e cada vez mais homens) têm à sua disposição para se sentirem bonitas e autoconfiantes. Tal como temos certas roupas (por exemplo um casaco preto ou uma gravata vermelha) que aumentam a nossa sensação de liderança, a maquilhagem também pode contribuir para o sucesso profissional e pessoal.

No próximo artigo iremos dar algumas dicas de como se aplica a maquilhagem, passo por passo. Maquilhar não é complicado e deve demorar apenas alguns minutos! O essencial é saber quais os produtos e cores (especialmente da base) que são adequados para cada rosto.

“We are able to transform ourselves, not only how we are perceived, but how we feel.” – Bobbi Brown

 

PartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn